METODOLOGIA DE TRABALHO DIFERENCIADA
O programa PROJOVEM URBANO possui uma forma diferenciada de trabalhar com os jovens estudantes. Sua metodologia é totalmente voltada as necessidades do jovem. Atualmente o jovem busca uma escola que leve em consideração as demandas características da juventude. É natural nos jovens o excesso de energia, as ações carregadas de emoção e intensidade e a necessidade de contestar e questionar os paradigmas. Pensando nisso, o PROJOVEM proporciona diferentes ferramentas de organização do trabalho pedagógico, sempre buscando a participação e a interação dos estudantes.
As sínteses integradoras constituem uma dessas ferramentas. Elas são indispensáveis na aprendizagem. Ao realizá-las os estudantes passam por um processo didático em que são levados a refletir, discutir e debater sobre um tema integrador. Também são incentivados a pesquisar sobre o tema e desta forma vão agregando informações ao conhecimento que já tinham anteriormente, formando uma ideia mais completa e complexa sobre o assunto. Como podem ver abaixo, após passarem por todo esse processo, os estudantes produziram fanzines com imagens e figuras que representam o que significa para eles "Ser Jovens" no dia de hoje.
NO PROJOVEM é assim que o aprendizado acontece.
FORMAÇÃO CONTINUADA
Para que os estudantes vivenciem o melhor durante as atividades em sala de aula, a equipe do PROJOVEM participa continuamente da formação continuada. A Formação Continuada, assim como o Planejamento Coletivo acontecem semanalmente durante todo tempo de duração do programa.
EVENTOS
No PROJOVEM URBANO os estudantes são incentivados a planejar e a participar de eventos sociais e culturais. Para finalizar as atividades da Unidade Formativa 1, cujo o tema era "Juventude e Cultura", os jovens organizaram uma Feira Cultural com exposições, apresentações, danças e comidas típicas das regiões brasileiras.
CIDADANIA
Formar cidadãos conscientes de seus direitos e responsabilidades é uma das missões do programa PROJOVEM URBANO. Na disciplina de Participação Cidadã os jovens aprendem sobre os espaços de participação que os cidadãos podem utilizar para colocar suas demandas e um desses espaços Orçamento Participativo. Depois de aprenderem sobre ele na teoria os estudantes participaram da reunião do Orçamento Participativo da região leste 2. Sem dúvidas uma experiência importante para todos.

